Matrimônio Católico: Desvendando a Verdade e Desmentindo Fakes News
Matrimônio Católico: Desvendando a Verdade e Desmentindo Fakes News

Matrimônio Católico: Desvendando a Verdade e Desmentindo Fakes News

Nos últimos dias, uma onda de desinformação varreu as redes sociais, divulgando supostas novas diretrizes para casamentos na Igreja Católica. Detalhes como limite de padrinhos e restrições de decoração e música foram amplamente compartilhados. Contudo, a Pastoral Familiar Nacional vem a público ressaltar que todas essas informações não são verídicas, publicadas sem a devida checagem de fontes.

É crucial que, ao lidar com assuntos tão importantes como o Matrimônio Católico, as informações sejam sempre verificadas em canais oficiais e confiáveis da Igreja. Fontes como o Vaticano (vaticannews.va), o Dicastério para a Família (laityfamilylife.va), a CNBB (cnbb.org.br) ou a Pastoral Familiar no Brasil (vidaefamilia.org.br) são os locais corretos para buscar esclarecimentos.

Matrimônio Católico: Desvendando a Verdade e Desmentindo Fakes News

Desvendando o Matrimônio Católico: Verdade e Esclarecimento

A disseminação desta “notícia fake” serve como um alerta. O casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Alisson e Solange Schila, destaca que ela indica a necessidade de investir na preparação dos casais. Esta preparação deve ser responsável e acolhedora, garantindo que os futuros esposos compreendam a profundidade do sacramento.

O Matrimônio Católico tem suas bases no Código de Direito Canônico, que o define como uma aliança de amor e de vida entre um homem e uma mulher, chamada a ser vivida para sempre. Sua finalidade é o bem dos cônjuges, a geração e educação dos filhos. Elevada à dignidade de sacramento entre batizados, a Igreja ensina que suas marcas essenciais são a unidade e a indissolubilidade, refletindo o amor fiel e duradouro de Cristo pela Igreja.

Embora as orientações universais estejam no Código de Direito Canônico, a aplicação prática se adapta à realidade pastoral de cada diocese ou eparquia. Cabe ao Bispo Diocesano, com o apoio da Pastoral Familiar, definir as diretrizes locais para a preparação e a celebração.

Documentos como os “Itinerários Catecumenais para a Vida Matrimonial” (Documento da Igreja 68), publicados pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, servem como orientações pastorais. Eles não são um curso pronto, mas uma inspiração para que cada Igreja local elabore suas próprias diretrizes, adaptando-as criativamente às realidades regionais.

O Caminho da Preparação para o Sacramento

O “Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio” é o principal material de apoio. Ele deve começar cerca de um ano antes da cerimônia, com oito encontros mensais. É um tempo valioso de preparo, amadurecimento e discernimento da vocação matrimonial.

Diácono Paulo e Carmem Lima, casal coordenador nacional do setor Pré-Matrimonial, ressaltam que esta catequese promove a união de duas pessoas por toda a vida, alicerçada na oração, no bem dos cônjuges, na abertura à vida, no compromisso de educar na fé e no conhecimento da Palavra de Deus e da Doutrina da Igreja. Isso fortalece a comunhão em comunidade.

Nos encontros do Itinerário, há um momento específico para preparar a celebração matrimonial, com a participação de testemunhas. “A celebração do Matrimônio é uma celebração litúrgica, muito mais que um evento social”, explicam. O casal em preparação recebe orientações da paróquia, escolhe leituras e cantos. O casal catequista geralmente guia este momento.

Este aspecto é reforçado no Documento 68: “Com vistas à celebração do matrimônio, tenha-se o cuidado de envolver os esposos na escolha das leituras para A Missa e eventualmente também nas opções previstas para outras partes do rito (…) Um aspecto sobre o qual se deve insistir bastante é a consciência de uma nova efusão do Espírito Santo durante o rito nupcial (…) que assume agora os traços da ‘caridade conjugal’ (69).”

Muitos dos exageros nas celebrações, segundo o casal Schila, decorrem da falta de discernimento sobre a importância litúrgica. Os apontamentos devem ser apresentados de forma tranquila. “Quando entendem qual é a centralidade deste dia em suas vidas, valorizam o que realmente importa: o compromisso perante a comunidade e a aliança com Deus de viver seu caminho de santidade por meio do matrimônio”, concluem.

Para quem busca iniciar este caminho, o processo inclui: procurar a paróquia para informações locais; a preparação sacramental pelo Itinerário Vivencial; a preparação da cerimônia com a equipe paroquial (Igreja, tempo litúrgico, leituras, ornamentação e músicas); e a definição das testemunhas (duas para assinatura, representando a comunidade eclesial, com número máximo variável por paróquia/diocese).

Pastoral Familiar: Acompanhando Casais no Caminho da Fé

A missão da Pastoral Familiar é caminhar junto com os casais, ajudando-os a descobrir o verdadeiro sentido do amor e a beleza de viver o matrimônio como uma vocação de Deus. Mais que cursos rápidos, oferece uma experiência de fé e amadurecimento que fortalece o relacionamento e auxilia o casal a crescer humana, afetiva e espiritualmente.

A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) indica o Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio, com encontros mensais entre o casal catequista e o casal em preparação, promovendo um acompanhamento personalizado e profundo.

Para capacitar os agentes que atuarão como casais catequistas, a Pastoral Familiar disponibiliza um curso à distância. Este material auxilia os catequistas, e os exercícios propostos beneficiam também o próprio matrimônio deles, consolidando e abrindo novas perspectivas evangélicas na relação a dois e com os filhos. Acesse: https://formacao.vidaefamilia.org.br/

Em suma, o Matrimônio Católico é um sacramento de profunda beleza e significado. A Igreja, através da Pastoral Familiar, oferece todo o suporte para que os casais iniciem essa jornada com discernimento, fé e o verdadeiro sentido do amor cristão, longe de desinformações e boatos.

Compartilhe nas redes sociais​

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recentes

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso portal.

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir: