Liturgia Diária – 26/09/2025: Jesus: A Pergunta Que Transforma

Primeira Leitura

Primeira Leitura (Ag 1,15b-2,9) Leitura da Profecia de Ageu. 1,15b No segundo ano do reinado de Dario, 2,1 no dia vinte e um do sétimo mês, fez-se ouvir a palavra do Senhor, mediante o profeta Ageu: 2 “Vai dizer a Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Josedec, sumo sacerdote, e ao resto do povo: 3 Há dentre vós algum sobrevivente que tenha visto esta casa em seu primitivo esplendor? E como a vedes agora? Não parece aos vossos olhos uma sombra do que era? 4 Mas agora, toma coragem, Zorobabel, diz o Senhor, coragem, Josué, filho de Josedec, sumo sacerdote; coragem, povo todo desta terra, diz o Senhor dos exércitos; ponde mãos à obra, pois eu estou convosco, diz o Senhor dos exércitos. 5 Eu assumi um compromisso convosco, quando saístes do Egito, e meu espírito permaneceu no meio de vós: não temais. 6 Isto diz o Senhor dos exércitos: Ainda um momento, e eu hei de mover o céu e a terra, o mar e a terra firme. 7 Sacudirei todos os povos, e começarão a chegar tesouros de todas as nações, hei de encher de esplendor esta casa, diz o Senhor dos exércitos. 8 Pertence-me a prata, pertence-me o ouro, diz o Senhor dos exércitos. 9 O esplendor desta nova casa será maior que o da primeira, diz o Senhor dos exércitos; e, neste lugar, estabelecerei a paz, diz o Senhor dos exércitos”. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Salmo Responsorial

Responsório Sl 42(43),1.2.3.4. (R. cf. 5bc)

– Espera em Deus! Louvarei novamente o meu Deus Salvador! – Espera em Deus! Louvarei novamente o meu Deus Salvador!

– Fazei justiça, meu Deus, e defendei-me contra a gente impiedosa; do homem perverso e mentiroso libertai-me, ó Senhor!

– Sois vós o meu Deus e meu refúgio:  por que me afastais? Por que ando tão triste e abatido pela opressão do inimigo? 

– Enviai vossa luz, vossa verdade: elas serão o meu guia; que me levem ao vosso Monte santo, até a vossa morada! 

– Então irei aos altares do Senhor, Deus da minha alegria. Vosso louvor cantarei, ao som da harpa, meu Senhor e meu Deus! 

Evangelho

Evangelho (Lc 9,18-22) – Aleluia, Aleluia, Aleluia. – Veio o filho do homem, a fim de servir e dar sua vida em resgate por muitos. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. — Glória a vós, Senhor. Aconteceu que Jesus 18 estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” 19 Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”. 20 Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. 21 Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. 22 E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

Reflexão

Jesus, em um momento de oração profunda, faz a seus discípulos uma pergunta que ecoa até hoje em nossos corações: “Quem diz o povo que eu sou?” As respostas variam, mostrando a confusão e as expectativas da época. Mas Ele vai além, interpelando-nos diretamente: “E vós, quem dizeis que eu sou?”

A resposta de Pedro, “O Cristo de Deus”, é a confissão central de nossa fé. Mas Jesus imediatamente nos mostra que ser o Cristo significa abraçar um caminho de entrega e sacrifício, culminando na cruz, mas vencendo na ressurreição. Ele não é um messias glorioso segundo o mundo, mas um servo que dá a vida.

Hoje, Jesus nos faz a mesma pergunta. Não basta saber quem Ele é pelos livros ou pela opinião alheia. É preciso um encontro pessoal, uma resposta que brota do coração e se manifesta na vida. Reconhecer Jesus como Cristo significa segui-Lo em Seu amor sacrificial, em nossa busca por justiça, em nossa paciência diante das dificuldades e em nossa esperança inabalável na vida eterna.

Que a nossa vida seja a resposta viva a essa pergunta, testemunhando com alegria que Ele é o nosso Senhor e Salvador, a rocha firme da nossa fé.

Fonte: CNBB / Canção Nova

Compartilhe nas redes sociais​

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recentes

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso portal.

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir: