Primeira Leitura
Primeira Leitura (Gn 49,2.8-10) Leitura do Livro do Gênesis. Naqueles dias, Jacó chamou seus filhos e disse: 2 “Juntai-vos e ouvi, filhos de Jacó, ouvi Israel, vosso pai! 8 Judá, teus irmãos te louvarão; pesará tua mão sobre a nuca de teus inimigos, se prostrarão diante de ti os filhos de teu pai. 9 Judá, filhote de leão: subiste, meu filho, da pilhagem; ele se agacha e se deita como um leão, e como uma leoa; quem o despertará? 10 O cetro não será tirado de Judá, nem o bastão de comando dentre seus pés, até que venha Aquele a quem pertencem, e a quem obedecerão os povos”. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.
Salmo Responsorial
Responsório Sl 71(72),1-2.3-4ab.7-8.17 (R. cf. 7)
– Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.
– Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.
– Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres.
– Das montanhas venha a paz a todo o povo, e desça das colinas a justiça! Este Rei defenderá os que são pobres, os filhos dos humildes salvará.
– Nos seus dias a justiça florirá e grande paz, até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra!
– Seja bendito o seu nome para sempre! E que dure como o sol sua memória! Todos os povos serão nele abençoados, todas as gentes cantarão o seu louvor!
Evangelho
Evangelho (Mt 1,1-17) – Aleluia, Aleluia, Aleluia. – Ó Sabedoria do Altíssimo, que tudo determina com doçura e com vigor: oh, vem nos ensinar o caminho da prudência! Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. -Glória a vós, Senhor. 1 Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2 Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3 Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4 Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; 5 Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6 Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido a mulher de Urias. 7 Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8 Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; 9 Ozias gerou Joatão; Joatão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10 Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11 Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. 12 Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13 Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14 Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15 Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16 Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17 Assim, as gerações desde Abraão até Davi são quatorze; de Davi até o exílio na Babilônia, quatorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, quatorze. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.
Reflexão
O Evangelho de hoje nos apresenta uma longa lista de nomes, a genealogia de Jesus. À primeira vista, pode parecer apenas um rol antigo, mas, na verdade, é uma profunda declaração de fé e esperança. Esta lista nos mostra que Deus não age no vazio, mas se insere na história humana, na vida de cada pessoa, nas alegrias e nas lutas de gerações.
Reparamos que nesta linhagem divina, há figuras surpreendentes: mulheres, estrangeiros e até pessoas com passados complexos. Isso nos revela uma verdade poderosa: o plano de Deus não exclui ninguém. Ele acolhe a todos, com suas imperfeições e histórias singulares, para tecer a Sua grande obra de salvação. Cada nome, cada vida, era um elo essencial na preparação para a vinda de Jesus Cristo.
Assim como cada pessoa na genealogia de Jesus teve seu papel, também a sua vida, com suas particularidades, é parte integrante da história de salvação que Deus continua a escrever hoje. Você não é um acaso; você é um capítulo valioso neste livro divino.
**Convite prático:** Olhe para sua própria vida e para sua família, reconhecendo as pegadas de Deus. Confie que Ele está operando em você e através de você, mesmo nos momentos que parecem sem sentido. Viva com gratidão, sabendo que sua existência tem um propósito eterno.
Tenha fé, pois Deus continua a tecer, com amor e fidelidade, a sua própria história na grandiosa tapeçaria da salvação!
Fonte: CNBB / Canção Nova





