Liturgia Diária – 17/09/2025
Liturgia Diária – 17/09/2025

Liturgia Diária – 17/09/2025: Corações Abertos à Sabedoria Divina

Primeira Leitura

Primeira Leitura (1Tm 3,14-16) Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo. Caríssimo, 14 Escrevo com a esperança de ir ver-te em breve. 15 Se tardar, porém, quero que saibas como proceder na casa de Deus, que é a Igreja de Deus vivo, coluna e fundamento da verdade. 16 Não pode haver dúvida de que é grande o mistério da piedade: Ele foi manifestado na carne, foi justificado no espírito, contemplado pelos anjos, pregado às nações, acreditado no mundo, exaltado na glória! – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Salmo Responsorial

Responsório Sl 110(111),1-2.3-4.5-6 (R. 2a)

Liturgia Diária – 17/09/2025

– Grandiosas são as obras do Senhor! – Grandiosas são as obras do Senhor!

– Eu agradeço a Deus de todo o coração junto com todos os seus justos reunidos! Que grandiosas são as obras do Senhor, elas merecem todo o amor e admiração! 

– Que beleza e esplendor são os seus feitos! Sua justiça permanece eternamente! O Senhor bom e clemente nos deixou a lembrança de suas grandes maravilhas.

– Ele dá o alimento aos que o temem e jamais esquecerá sua Aliança. Ao seu povo manifesta seu poder, dando a ele a herança das nações.

Evangelho

Evangelho (Lc 7,31-35) – Aleluia, Aleluia, Aleluia. – Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; só tu tens palavras de vida eterna. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. — Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, disse Jesus: 31 “Com quem hei de comparar os homens desta geração? Com quem eles se parecem? 32 São como crianças que se sentam nas praças, e se dirigem aos colegas, dizendo: ‘Tocamos flauta para vós e não dançastes; fizemos lamentações e não chorastes!’ 33 Pois veio João Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e vós dissestes: ‘Ele está com um demônio!’ 34 Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e vós dizeis: ‘Ele é um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos pecadores!’ 35 Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos”. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

Reflexão

Corações Abertos à Sabedoria Divina

O Evangelho de hoje revela a frustração de Jesus com uma geração teimosa, que estabelece suas próprias regras para aceitar a Deus. Eles não aceitaram João Batista, que vivia na austeridade, acusando-o de ter um demônio. E tampouco aceitaram Jesus, que comia e bebia com pecadores, chamando-o de comilão e beberrão. A crítica de Jesus é poderosa: não importa como Deus se manifesta ou quem Ele envia, muitos encontram um motivo para rejeitar Sua mensagem.

Essa passagem nos convida a uma profunda autoanálise. Será que também nós, por vezes, estabelecemos nossas próprias condições para seguir a Deus? Esperamos que Ele se manifeste de uma forma específica, ou que Seus chamados se encaixem perfeitamente em nossas expectativas e conforto? Quando a mensagem divina chega de um modo inesperado, ou através de alguém que não “encaixa” em nossos padrões, resistimos?

A sabedoria de Deus, porém, “foi justificada por todos os seus filhos”. Aqueles com um coração aberto e humilde, sem preconceitos, são capazes de reconhecer a verdade em todas as suas manifestações.

Que possamos hoje cultivar um coração receptivo e livre de julgamentos. Estejamos atentos à voz de Deus que pode nos falar através de diferentes pessoas, situações, e até mesmo naquilo que nos desafia. Aceitemos o convite a reconhecer o Senhor em todos os Seus caminhos.

Confiemo-nos à sabedoria divina, que sempre nos conduz à vida plena.

Fonte: CNBB / Canção Nova

Compartilhe nas redes sociais​

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recentes

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso portal.

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir: