Liturgia Diária – 08/09/2025
Liturgia Diária – 08/09/2025

Liturgia Diária – 08/09/2025: Deus Conosco: Um Plano de Amor

Primeira Leitura

Primeira Leitura (Mq 5,1-4a) Leitura da Profecia de Miquéias. Assim diz o Senhor: 1 “Tu, Belém de Éfrata, pequenina entre os mil povoados de Judá, de ti há de sair aquele que dominará em Israel; sua origem vem de tempos remotos, desde os dias da eternidade. 2 Deus deixará seu povo ao abandono, até ao tempo em que uma mãe der à luz; e o resto de seus irmãos se voltará para os filhos de Israel. 3 Ele não recuará, apascentará com a força do Senhor e com a majestade do nome do Senhor seu Deus; os homens viverão em paz, pois ele agora estenderá o poder até aos confins da terra, 4a e ele mesmo será a Paz”. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus. Ou Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos (Rm 8,28-30) Irmãos, 28 sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados para a salvação, de acordo com o projeto de Deus. 29 Pois aqueles que Deus contemplou com seu amor desde sempre, a esses ele predestinou a serem conformes à imagem de seu Filho, para que este seja o primogênito numa multidão de irmãos. 30 E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou, também os tornou justos; e aos que tornou justos, também os glorificou. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Salmo Responsorial

Responsório Sl 70(71),6;Sl 12(13),6 (R. Is 61,10)

Liturgia Diária – 08/09/2025

– Exulto de alegria no Senhor. – Exulto de alegria no Senhor.

– Sois meu apoio desde antes que eu nascesse,  desde o seio maternal, o meu amparo: para vós o meu louvor eternamente!

– uma vez que confiei no vosso amor, meu coração, por vosso auxílio, rejubile, e que eu vos cante pelo bem que me fizestes! 

Evangelho

Evangelho (Mt 1,1-16.18-23) – Aleluia, Aleluia, Aleluia. – Sois feliz, virgem Maria; e mereceis todo louvor; pois de vós se levantou o sol brilhante da justiça, que é Cristo, nosso Deus, pelo qual nós fomos salvos! Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. — Glória a vós, Senhor 1 Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2 Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3 Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4 Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; 5 Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6 Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido a mulher de Urias. 7 Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8 Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; 9 Ozias gerou Joatão; Joatão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10 Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11 Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. 12 Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13 Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14 Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15 Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16 Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 18 A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19 José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20 Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 22 Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23 “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

Reflexão

Meus irmãos e irmãs, o Evangelho de hoje nos presenteia com a fascinante genealogia de Jesus e o milagre de sua concepção. A longa lista de nomes, que pode parecer apenas um registro histórico, é na verdade um testemunho poderoso do amor paciente de Deus. Ele tece Sua história de salvação através de gerações, usando pessoas diversas – algumas santas, outras com suas falhas e imperfeições – como Rute e Raab, mulheres estrangeiras, ou Tamar, que nos lembram que a graça de Deus não faz acepção de pessoas e transcende nossas expectativas humanas.

Essa linhagem culmina em José, um homem justo que, diante do inexplicável, pensa em agir em silêncio. Mas Deus intervém. Através do anjo, Ele revela Seu plano divino: Maria concebeu pelo Espírito Santo e dará à luz Jesus, o Salvador. Mais do que isso, Ele será chamado Emanuel, que significa “Deus está conosco”.

Essa é a nossa grande esperança! Deus não está distante; Ele se faz presente na nossa história, nas nossas alegrias e desafios, nas nossas dúvidas e certezas. Assim como Ele guiou Abraão, Davi e José, Ele também nos guia. Convido você a confiar no plano de Deus para sua vida. Abra seu coração à presença do Emanuel em seu dia a dia, nas pequenas e grandes escolhas, e permita que Ele escreva uma bela história em você.

Que nossa vida seja um sim confiante ao Emanuel, o Deus que está sempre conosco.

Fonte: CNBB / Canção Nova

Compartilhe nas redes sociais​

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recentes

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso portal.

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir: