Liturgia Diária – 05/12/2025: A Fé que Abre Nossos Olhos

Primeira Leitura

Primeira Leitura (Is 29,17-24) Leitura do Livro do Profeta Isaías. Assim fala o Senhor Deus: 17 Dentro de pouco tempo, não se transformará o Líbano em jardim? E não poderá o jardim tornar-se floresta? 18 Naquele dia, os surdos ouvirão as palavras do livro e os olhos dos cegos verão, no meio das trevas e das sombras. 19 Os humildes aumentarão sua alegria no Senhor, e os mais pobres dos homens se rejubilarão no Santo de Israel; 20 fracassou o prepotente, desapareceu o trapaceiro, e sucumbiram todos os malfeitores precoces, 21 os que faziam os outros pecar por palavras, e armavam ciladas ao juiz à porta da cidade e atacavam o justo com palavras falsas. 22 Isto diz o Senhor à casa de Jacó, ele que libertou Abraão: “Agora, Jacó não mais terá que envergonhar-se nem seu rosto terá que enrubescer; 23 quando contemplarem as obras de minhas mãos, hão de honrar meu nome no meio do povo, honrarão o Santo de Jacó, e temerão o Deus de Israel; 24 os homens de espírito inconstante conseguirão sabedoria e os maldizentes concordarão em aprender”. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Salmo Responsorial

Responsório Sl 26(27),1.4.13-14 (R. 1a)

– O Senhor é minha luz e salvação.

– O Senhor é minha luz e salvação.

– O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei? 

– Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo. 

– Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor! 

Evangelho

Evangelho (Mt 9,27-31) – Aleluia, Aleluia, Aleluia. – Eis que virá o nosso Deus com poder e majestade, E ele há de iluminar os olhos dos seus servos! Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus -Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 27 partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando: “Tem piedade de nós, filho de Davi!” 28 Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou-lhes: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?” Eles responderam: “Sim, Senhor”. 29 Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: “Faça-se conforme a vossa fé”. 30 E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu severamente: “Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo”. 31 Mas eles saíram, e espalharam sua fama por toda aquela região. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

Reflexão

No Evangelho de hoje, somos tocados pela história de dois cegos que, com sua fé audaz, nos oferecem uma profunda lição. Eles não viam o mundo físico, mas possuíam uma visão espiritual clara, reconhecendo Jesus como o “Filho de Davi”, o Messias. Com persistência, gritaram por Sua misericórdia.

O momento crucial acontece quando Jesus lhes pergunta: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?” Esta questão não duvida do poder de Cristo, mas desafia a profundidade da fé dos homens. A resposta foi um simples e poderoso “Sim, Senhor”. E foi com base nesta fé sincera que Jesus pronunciou: “Faça-se conforme a vossa fé”. Imediatamente, os olhos deles se abriram.

Esta passagem nos lembra que a fé é a ponte entre nossas necessidades e a infinita graça de Deus. Quantas vezes nos sentimos cegos diante de problemas, dúvidas ou desesperanças? Jesus nos convida a olhar para Ele com a mesma confiança.

Nossa vivência cristã nos chama a cultivar essa fé inabalável. Em nossas orações, ao invés de apenas listar problemas, apresentemos nossos pedidos com a convicção de que Jesus *pode* e *quer* agir. Acreditemos que Ele pode curar nossas cegueiras interiores, restaurar nossa esperança e nos mostrar o caminho. A alegria da cura foi tão grande que os cegos, apesar do pedido de silêncio, espalharam a fama de Jesus. Que o amor de Deus em nós também transborde em testemunho!

Que a nossa fé seja sempre essa luz que dissipa toda escuridão, abrindo os olhos da nossa alma para as maravilhas do amor de Deus.

Fonte: CNBB / Canção Nova

Compartilhe nas redes sociais​

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recentes

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso portal.

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir: