Primeira Leitura
Primeira Leitura (1Jo 2,22-28) Leitura da Primeira Carta de São João. Caríssimos, 22 quem é mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? O Anticristo é aquele que nega o Pai e o Filho. 23 Todo aquele que nega o Filho, também não possui o Pai. Quem confessa o Filho, possui também o Pai. 24 Permaneça dentro de vós aquilo que ouvistes desde o princípio. Se o que ouvistes desde o princípio permanecer em vós, permanecereis com o Filho e com o Pai. 25 E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. 26 Escrevo isto a respeito dos que procuram desencaminhar-vos. 27 Quanto a vós mesmos, a unção que recebestes da parte de Jesus permanece convosco, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine. A sua unção vos ensina tudo, e ela é verdadeira e não mentirosa. Por isso, conforme a unção de Jesus vos ensinou, permanecei nele. 28 Então, agora, filhinhos, permanecei nele. Assim poderemos ter plena confiança, quando ele se manifestar, e não seremos vergonhosamente afastados dele, quando da sua vinda. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.
Salmo Responsorial
Responsório Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4 (R. 3a)
– Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. – Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.
– Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória. -O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.
– Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!
Evangelho
Evangelho (Jo 1,19-28) – Aleluia, Aleluia, Aleluia. – Depois de ter falado, no passado, aos nossos pais pelos profetas muitas vezes, em nossos dias Deus falou-nos por seu Filho. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João. -Glória a vós, Senhor. 19 Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 20 João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 21 Eles perguntaram: “Quem és, então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o Profeta?” Ele respondeu: “Não”. 22 Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?” 23 João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’ – conforme disse o profeta Isaías”. 24 Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25 e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?” 26 João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27 e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 28 Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.
Reflexão
## A Voz que Prepara o Caminho
Este trecho do Evangelho nos apresenta João Batista, um homem de coragem humilde. Confrontado sobre sua identidade, ele não busca a glória própria. Sua resposta é clara e inspiradora: ele é apenas “a voz que grita no deserto”. João não é a Luz, mas aponta para Ela. Ele se esvazia para que Jesus possa ser plenamente reconhecido.
A mensagem central é a do e da **humildade**. Vivemos em um mundo barulhento, onde todos querem ser o Messias, o centro das atenções. João nos lembra que nossa maior vocação pode ser preparar o caminho para Cristo na vida dos outros.
Como podemos viver isso hoje? Nosso convite prático é sermos “vozes” que apontam para Jesus em nossas famílias e trabalhos. Em vez de exigir o holofote, busquemos ser sinais visíveis da presença de Deus, reconhecendo que não merecemos sequer amarrar as sandálias do Senhor.
**Que nossa vida seja um eco fiel daquele que verdadeiramente importa.**
Fonte: CNBB / Canção Nova





