O Terço dos Anjos é uma oração poderosa para buscar a intercessão e proteção divina através dos Santos Anjos. Este guia detalhado o acompanhará passo a passo em como rezar este terço, conforme a estrutura e as orações apresentadas nas fontes.
1. Orações Iniciais Inicie o terço fazendo o Sinal da Cruz: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém“. Em seguida, reze a Oração a São Miguel Arcanjo: “São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio. Ordena-lhe Deus instantemente o pedimos, e vós príncipe da milícia celeste, pela virtude Divina precipitai ao inferno a Satanás e a todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Amém“. Prossiga com o Credo: “Creio em Deus Pai todo poderoso criador do céu e da terra e em Jesus Cristo seu único filho nosso Senhor que foi concebido pelo poder do Espírito Santo nasceu da Virgem Maria padeceu sob Pôncio Pilatos foi crucificado morto e sepultado desceu a mansão dos Mortos ressuscitou ao terceiro dia e aos céus está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso donde há de vir a julgar os vivos e os mortos creio no espírito santo na Santa Igreja Católica na comunhão dos Santos Na remissão dos pecados na ressurreição da carne na vida eterna Amém“. Conclua esta parte inicial com a invocação: “Nossa Senhora Rainha dos Anjos, rogai por nós“.
2. Os Mistérios do Terço dos anjos
O Terço dos Anjos é composto por cinco mistérios, cada um com uma intenção específica. Para cada mistério, você fará uma invocação aos Arcanjos, seguida de dez repetições de uma súplica, e as orações finais do mistério.
- Primeiro Mistério: Pela Cura Interior Intenção: Pedir a Deus a graça da nossa cura interior. Oração aos Arcanjos: “São Miguel me defende, São Gabriel me restaura, São Rafael me cura e fortalece a minha alma“. Súplica aos Anjos: Repita dez vezes: “Santos Anjos do Senhor, vêm depressa em meu favor“. Oração Final do Mistério: “Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. Amém”. Em seguida, “Nossa Senhora Rainha dos Anjos, rogai por nós“.
- Segundo Mistério: Pela Libertação Intenção: Pedir pela nossa libertação. Oração aos Arcanjos: “São Miguel me defende, São Gabriel me restaura, São Rafael me cura e fortalece a minha alma“. Súplica aos Anjos: Repita dez vezes: “Santos Anjos do Senhor, vêm depressa em meu favor“. Oração Final do Mistério: “Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. Amém”. Em seguida, “Nossa Senhora Rainha dos Anjos, rogai por nós“.
- Terceiro Mistério: Pela Família e Casa Intenção: Pedir por nossa casa e nossa família, depositando confiança em Deus por todos os entes queridos. Oração aos Arcanjos: “São Miguel me defende, São Gabriel me restaura, São Rafael me cura e fortalece a minha alma“. Súplica aos Anjos: Repita dez vezes: “Santos Anjos do Senhor, vêm depressa em meu favor“. Oração Final do Mistério: “Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. Amém”. Em seguida, “Nossa Senhora Rainha dos Anjos, rogai por nós“.
- Quarto Mistério: Pela Proteção Física e Espiritual Intenção: Buscar a proteção física e espiritual no dia a dia, pedindo aos Santos Anjos que nos protejam de perigos como assaltos, roubos, acidentes, e das doenças da alma e do corpo. Oração aos Arcanjos: “São Miguel me defende, São Gabriel me restaura, São Rafael me cura e fortalece a minha alma“. Súplica aos Anjos: Repita dez vezes: “Santos Anjos do Senhor, vêm depressa em meu favor“. Oração Final do Mistério: “Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. Amém”. Em seguida, “Nossa Senhora Rainha dos Anjos, rogai por nós“.
- Quinto Mistério: Por Alguém Específico Intenção: Apresentar a Deus uma pessoa específica que você sente que precisa de ajuda ou libertação. Neste momento, você é convidado a colocar o nome dela em suas preces. Oração aos Arcanjos: “São Miguel me defende, São Gabriel me restaura, São Rafael me cura e fortalece a minha alma“. Súplica aos Anjos: Repita dez vezes: “Santos Anjos do Senhor, vêm depressa em meu favor“. Oração Final do Mistério: “Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. Amém”. Em seguida, “Nossa Senhora Rainha dos Anjos, rogai por nós“.
3. Orações Finais
Após completar os cinco mistérios, finalize o terço com as seguintes orações de consagração e louvor: Reze novamente: “Nossa Senhora Rainha dos Anjos, rogai por nós“. Em um momento de confiança, faça uma oração de consagração e renúncia. Nela, você se levanta pela graça recebida no seu batismo, acompanhado e escoltado pelos Santos Anjos de Deus, e conduzido por Miguel, Gabriel, Rafael e toda a milícia celeste. Renuncie e repreenda, pela virtude de Nosso Senhor Jesus Cristo, todo e qualquer mal que se levante contra sua vida, família, trabalho, bens e amigos, ou em suas lágrimas, alegrias e sofrimentos. Declare a vitória de Cristo sobre sua vida, professando sua fé e adorando a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) para a glória de Deus para sempre. Amém. Continue com a invocação aos coros angélicos: “Os nossos corações, dominações, virtudes e potestades fortaleçam as nossas almas. Principados, arcanjos e anjos protejam-nos no combate“. Reze: “Levanta-se Deus, intercedendo a bem-aventurada Virgem Maria, São Miguel Arcanjo e toda milícia celeste, que sejam dispersos seus inimigos e fujam de sua face todos os que vos rodeiam“. Finalize com o Sinal da Cruz: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém”. Reze a Oração ao Anjo da Guarda: “Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarde, me governe, me ilumine. Amém“. Conclua o terço dizendo: “Louvado seja o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém“.
Este guia detalhado oferece um caminho claro para rezar o Poderoso Terço dos Anjos, invocando a intercessão da milícia celeste para suas necessidades e as de seus entes queridos.