Primeira Leitura
Primeira Leitura (Sf 2,3;3,12-13) Leitura da Profecia de Sofonias. 3 Buscai o Senhor, humildes da terra, que pondes em prática seus preceitos; praticai a justiça, procurai a humildade; talvez achareis um refúgio no dia da cólera do Senhor. 3,12 E deixarei entre vós um punhado de homens humildes e pobres. E no nome do Senhor porá sua esperança o resto de Israel. 13 Eles não cometerão iniquidades nem falarão mentiras; não se encontrará em sua boca uma língua enganadora; serão apascentados e repousarão, e ninguém os molestará. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.
Segunda Leitura
Segunda Leitura (1Cor 1,26-31) Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios. 26 Considerai vós mesmos, irmãos, como fostes chamados por Deus. Pois entre vós não há muitos sábios de sabedoria humana nem muitos poderosos nem muitos nobres. 27 Na verdade, Deus escolheu o que o mundo considera como estúpido, para assim confundir os sábios; Deus escolheu o que o mundo considera como fraco, para assim confundir o que é forte; 28 Deus escolheu o que para o mundo é sem importância e desprezado, o que não tem nenhuma serventia, para assim mostrar a inutilidade do que é considerado importante, 29 para que ninguém possa gloriar-se diante dele. 30 É graças a ele que vós estais em Cristo Jesus, o qual se tornou para nós, da parte de Deus: sabedoria, justiça, santificação e libertação, 31 para que, como está escrito, “quem se gloria, glorie-se no Senhor”. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.
Salmo Responsorial
Responsório Sl 145(146),7.8-9a.9bc-10 (R. Mt 5,3)
– Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
– Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
– O Senhor é fiel para sempre, faz justiça aos que são oprimidos; ele dá alimento aos famintos, é o Senhor quem liberta os cativos.
– O Senhor abre os olhos aos cegos o Senhor faz erguer-se o caído; o Senhor ama aquele que é justo É o Senhor quem protege o estrangeiro
– Ele ampara a viúva e o órfão mas confunde os caminhos dos maus. O Senhor reinará para sempre! A Sião, o teu Deus reinará para sempre e por todos os séculos!
Evangelho
Evangelho (Mt 5,1-12a) – Aleluia, Aleluia, Aleluia. – Meus discípulos, alegrai-vos, exultai de alegria, pois bem grande é a recompensa que nos céus tereis um dia! Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. -Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 1 vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2 e Jesus começou a ensiná-los: 3 “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4 Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. 5 Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8 Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9 Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. 11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12a Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.
Reflexão
## O Caminho da Verdadeira Felicidade
O Sermão da Montanha, iniciado com as Bem-Aventuranças, é o mapa de Jesus para a verdadeira felicidade. Cristo não nos promete uma vida fácil, isenta de dificuldades, mas sim um caminho que inverte os valores do mundo. Ser “pobre em espírito”, manso, misericordioso e perseguido por causa da justiça não são sinais de fraqueza, mas sim as chaves do Reino.
A mensagem central é clara: nossa alegria e nossa recompensa definitiva estão no céu, e elas são conquistadas vivendo radicalmente o amor e a retidão aqui na terra. Quando sofremos por defender o que é justo e quando estendemos a misericórdia, estamos sendo transformados em filhos de Deus.
Hoje, pergunte-se: Onde estou sendo manso em vez de reagir com raiva? Procure ativamente um ato de misericórdia para com alguém que não o merece.
A verdadeira alegria nasce da entrega total ao projeto de Deus, mesmo sob perseguição.
**A felicidade que vem de Deus é a única que jamais passa.**
Fonte: CNBB / Canção Nova





