Primeira Leitura
Primeira Leitura (Eclo 48,1-4.9-11) Leitura do Livro do Eclesiástico. Naqueles dias, 1 o profeta Elias surgiu como um fogo, e sua palavra queimava como uma tocha. 2 Fez vir a fome sobre eles e, no seu zelo, reduziu-os a pouca gente. 3 Pela palavra do Senhor fechou o céu e de lá fez cair fogo por três vezes. 4 Ó Elias, como te tornaste glorioso por teus prodígios! Quem poderia gloriar-se de ser semelhante a ti? 9 Tu foste arrebatado num turbilhão de fogo, num carro de cavalos também de fogo, 10 tu, nas ameaças para os tempos futuros, foste designado para acalmar a ira do Senhor antes do furor, para reconduzir o coração do pai ao filho, e restabelecer as tribos de Jacó. 11 Felizes os que te viram, e os que adormeceram na tua amizade! – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.
Salmo Responsorial
Responsório Sl 79(80),2ac e 3b.15-16.18-19 (R. 4)
– Convertei-nos, ó Senhor, resplandecei a vossa face e nós seremos salvos!
– Convertei-nos, ó Senhor, resplandecei a vossa face e nós seremos salvos!
– Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos. Vós que sobre os querubins vos assentais. Despertai vosso poder, ó nosso Deus e vinde logo nos trazer a salvação!
– Voltai-vos para nós, Deus do universo! Olhai dos altos céus e observai. Visitai a vossa vinha e protegei-a! Foi a vossa mão direita que a plantou; protegei-a, e ao rebento que firmastes!
– Pousai a mão por sobre o vosso Protegido, o filho do homem que escolhestes para vós! E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus! Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome!
Evangelho
Evangelho (Mt 17,10-13) – Aleluia, Aleluia, Aleluia. – Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas! Toda carne há de ver a salvação que vem de Deus! Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. -Glória a vós, Senhor. Ao descerem do monte, 10 os discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?” 11 Jesus respondeu: “Elias vem e colocará tudo em ordem. 12 Ora, eu vos digo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles”. 13 Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.
Reflexão
O Evangelho de hoje nos lembra que, por vezes, Deus age de formas inesperadas. Os discípulos esperavam que Elias viesse de uma forma grandiosa, mas Jesus revelou que ele já havia chegado, na pessoa de João Batista. João, com sua simplicidade e coragem profética, preparou os corações, chamando à conversão, mesmo sem ser reconhecido por muitos.
Essa passagem nos convida a abrir nossos olhos e ouvidos espirituais. Quantas vezes nós também esperamos um sinal espetacular, enquanto Deus já está agindo em pequenos gestos, em pessoas simples ao nosso redor, ou em convites silenciosos à mudança em nosso interior? João Batista nos ensina a humildade de ser um preparador de caminhos, apontando sempre para Cristo.
A reflexão é um convite prático: o que em nossa vida precisa ser “posto em ordem” para receber melhor o Senhor? Pode ser perdoar alguém, dedicar tempo à oração, servir o próximo com mais amor, ou silenciar para escutar Sua voz em meio à agitação. Sejamos atentos, pois Deus nunca para de nos enviar Seus mensageiros e de falar ao nosso coração.
Com um coração atento, sempre encontraremos o Senhor que vem ao nosso encontro.
Fonte: CNBB / Canção Nova





