Primeira Leitura
Primeira Leitura (Is 40,25-31) Leitura do Livro do Profeta Isaías. 25 “Com quem haveis de me comparar, e a quem seria eu igual?” – fala o Santo. 26 Levantai os olhos para o alto e vede: Quem criou tudo isto? – Aquele que expressa em números o exército das estrelas e a cada uma chama pelo nome: tal é a grandeza e força e poder de Deus que nenhuma delas falta à chamada. 27 Então, por que dizes, Jacó, e por que falas, Israel: “Minha vida ocultou-se da vista do Senhor e meu julgamento escapa ao do meu Deus?” 28 Acaso ignoras, ou não ouviste? O Senhor é o Deus eterno que criou os confins da terra; ele não falha nem se cansa, insondável é sua sabedoria; 29 ele dá coragem ao desvalido e aumenta o vigor do mais fraco. 30 Cansam-se as crianças e param, os jovens tropeçam e caem, 31 mas os que esperam no Senhor renovam suas forças, criam asas como as águias, correm sem se cansar, caminham sem parar. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.
Salmo Responsorial
Responsório Sl 102(103),1-2.3-4.8.10 (R. 1a)
– Bendize, ó minha alma ao Senhor.
– Bendize, ó minha alma ao Senhor.
– Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!
– Pois ele te perdoa toda culpa, e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão;
– O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas.
Evangelho
Evangelho (Mt 11,28-30) – Aleluia, Aleluia, Aleluia. – Eis que o Senhor há de vir, a fim de salvar o seu povo; felizes são todos aqueles que estão prontos para ir-lhe ao encontro. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus -Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28 “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30 Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.
Reflexão
A vida moderna, com suas exigências e preocupações, muitas vezes nos deixa cansados e sobrecarregados. O Evangelho de hoje é um bálsamo para nossa alma fatigada. Jesus, em sua infinita bondade, nos faz um convite direto e amoroso: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso.”
Esta não é uma promessa vazia, mas a garantia de um alívio real. Jesus não nos pede para abandonar tudo, mas para trocar nossos fardos pesados pelo “seu jugo”, que é suave, e pelo “seu fardo”, que é leve. O jugo de Jesus é o caminho do amor, da mansidão, da humildade e do serviço, valores que, ao invés de nos oprimir, nos libertam e nos trazem uma paz profunda que o mundo não pode dar.
Ele nos convida a aprender com Ele, que é “manso e humilde de coração”. Em meio às tribulações, quando nos sentimos esmagados, podemos olhar para Jesus, entregar-lhe nossas ansiedades e permitir que Ele reorganize nossas prioridades.
**Convite prático:** Que tal hoje, ao sentirmos o peso do dia, fazermos uma pequena pausa, fecharmos os olhos e, do fundo do coração, dizermos a Jesus: “Senhor, estou cansado(a), venho a Ti. Entrego-Te meu fardo e peço o Teu descanso”? Busquemos também aprender de sua mansidão, respondendo com amor às provocações e com humildade às exigências.
Deixemo-nos envolver por essa promessa divina. Em Jesus, sempre encontraremos a verdadeira leveza para nossa alma e a força para prosseguir.
Fonte: CNBB / Canção Nova





