Liturgia Diária – 05/11/2025: Amor Radical: O Custo do Discipulado

Primeira Leitura

Primeira Leitura (Rm 13,8-10) O amor é a plenitude da lei. Leitura da Carta de São Paulo aos Romano. Irmãos, 8 não fiqueis devendo nada a ninguém, a não ser o amor mútuo, — pois quem ama o próximo está cumprindo a Lei. 9 De fato, os mandamentos: “Não cometerás adultério”, “Não matarás”, “Não roubarás”, “Não cobiçarás”, e qualquer outro mandamento se resumem neste: “Amarás a teu próximo como a ti mesmo”. 10 O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Salmo Responsorial

Responsório Sl 111(112),1-2.4-5.9 (R. 5a)

– Feliz quem tem piedade e empresta!

– Feliz quem tem piedade e empresta!

– Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho a sua lei! Sua descendência será forte sobre a terra, abençoada a geração dos homens retos!.

– Ele é correto, generoso e compassivo, como luz brilha nas trevas para os justos. Feliz o homem caridoso e prestativo, que resolve seus negócios com justiça. 

– Ele reparte com os pobres os seus bens, permanece para sempre o bem que fez, e crescerão a sua glória e seu poder. 

Evangelho

Evangelho (Lc 14,25-33) – Aleluia, Aleluia, Aleluia. – Felizes sereis vós, se fordes ultrajados, por causa de Jesus, pois repousa sobre vós o Espírito de Deus. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. -Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 25 grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: 26 “Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27 Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo. 28 Com efeito: qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, 29 ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: 30 ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’ 31 Ou ainda: Qual o rei que ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32 Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz. 33 Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!” — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

Reflexão

As palavras de Jesus neste Evangelho são desafiadoras e nos convidam a uma profunda reflexão. Ele não pede um discipulado superficial, mas um compromisso total do coração. Desapegar-se de pai, mãe, família, bens e até da própria vida, significa amar a Jesus acima de tudo, colocando-O como a prioridade absoluta em cada escolha e relacionamento. Não é sobre odiar quem amamos, mas sobre reconhecer que só em Cristo nossa capacidade de amar se plenifica e Ele é a fonte de toda a nossa vida.

Carregar a cruz e segui-Lo é aceitar as renúncias, os desafios e as dores que vêm com a vida de fé, confiando que Ele caminha conosco em cada passo. As parábolas da torre e do rei guerreiro nos alertam: seguir a Cristo é uma decisão consciente, que exige preparação e total entrega. Não podemos começar a construir uma vida com Ele e desistir no meio do caminho por falta de cálculo ou dedicação.

Este Evangelho nos convida a um exame honesto: Onde está o nosso coração? O que ocupa o primeiro lugar em nossas prioridades? Que tal darmos um passo hoje para desapegar-nos de algo que nos impede de seguir Jesus mais de perto? Pode ser um vício, um apego material, um ressentimento, ou até mesmo o medo de sair da nossa zona de conforto para servir.

Peçamos a graça de um coração livre para amar a Deus sobre todas as coisas e, com Ele, amar o próximo verdadeiramente. Confie, pois o sacrifício de hoje é a semente da alegria eterna de amanhã.

Fonte: CNBB / Canção Nova

Compartilhe nas redes sociais​

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recentes

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso portal.

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir: