Liturgia Diária – 13/10/2025: Abra o Coração ao Senhor

Primeira Leitura

Primeira Leitura (Rm 1,1-7) Início da Carta de São Paulo aos Romanos. 1 Paulo, servo de Jesus Cristo, apóstolo por vocação, escolhido para o Evangelho de Deus, 2 que pelos profetas havia prometido, nas Escrituras, 3 e que diz respeito a seu Filho, descendente de Davi segundo a carne, autenticado como Filho de Deus com poder, pelo Espírito de Santidade que o ressuscitou dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor. 4 É por Ele que recebemos a graça da vocação para o apostolado, a fim de podermos trazer à obediência da fé todos os povos pagãos, para a glória de seu nome. 6 Entre esses povos estais também vós, chamados a ser discípulos de Jesus Cristo. 7 A vós todos que morais em Roma, amados de Deus e santos por vocação, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e de nosso Senhor, Jesus Cristo. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Salmo Responsorial

Responsório Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4 (R. 2a)

– O Senhor fez conhecer a salvação. – O Senhor fez conhecer a salvação.

– Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória. 

– O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel. 

– Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!

Evangelho

Evangelho (Lc 11,29-32) – Aleluia, Aleluia, Aleluia. – Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba! Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. -Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 29 quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 30 Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31 No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32 No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

Reflexão

O Evangelho de hoje nos adverte sobre uma busca perigosa: a de sinais espetaculares. Jesus nos lembra que esta geração, assim como a de Seu tempo, anseia por provas visíveis, mas já possui o maior de todos os sinais: Ele mesmo. Jesus é o Filho do Homem, maior que Jonas, que levou Nínive à conversão, e maior que Salomão, cuja sabedoria atraiu a Rainha do Sul.

Muitas vezes, esperamos intervenções divinas grandiosas, enquanto a voz de Deus nos fala na simplicidade do cotidiano, na escuta da Sua Palavra, na comunhão com o próximo, e especialmente na Eucaristia. A verdadeira sabedoria não está em esperar um espetáculo, mas em reconhecer a presença amorosa de Cristo que já está conosco, oferecendo Sua vida e Seu caminho de salvação.

Este Evangelho é um convite pastoral para não endurecermos nossos corações. Em vez de pedirmos mais sinais, somos chamados a abrir-nos à plenitude do sinal que já nos foi dado: Jesus. Que possamos, hoje, silenciar o ruído das exigências e nos entregar à Sua sabedoria, permitindo que Sua presença transforme nossas vidas.

Não esperemos por outro sinal. Ele está aqui. Que nossa fé nos impulsione a acolher a Jesus com um coração aberto e humilde. Confie: a graça de Deus se manifesta na simplicidade da fé!

Fonte: CNBB / Canção Nova

Compartilhe nas redes sociais​

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recentes

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso portal.

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir: