Liturgia Diária – 30/09/2025
Liturgia Diária – 30/09/2025

Liturgia Diária – 30/09/2025: Escolha o Amor, Não o Fogo

Primeira Leitura

Primeira Leitura (Zc 8,20-23) Leitura da Profecia de Zacarias. 20 Isto diz o Senhor dos exércitos: “Virão ainda povos e habitantes de cidades grandes, 21 dizendo os habitantes de uma para os de outra cidade: ‘Vamos orar na presença do Senhor, vamos visitar o Senhor dos exércitos; eu irei também’. 22 Virão muitos povos e nações fortes visitar o Senhor dos exércitos e orar na presença do Senhor”. 23 Isto diz o Senhor dos exércitos: “Naqueles dias, dez homens de todas as línguas faladas entre as nações vão segurar pelas bordas da roupa um homem de Judá, dizendo: ‘Nós iremos convosco; porque ouvimos dizer que Deus está convosco'”. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Salmo Responsorial

Responsório Sl 86(87),1-3.4-5.6-7 (R. Zc 8,23)

Liturgia Diária – 30/09/2025

– Nós temos ouvido que Deus está convosco. – Nós temos ouvido que Deus está convosco.

– O Senhor ama a cidade que fundou no Monte santo; ama as portas de Sião mais que as casas de Jacó. Dizem coisas gloriosas da Cidade do Senhor.

– Lembro o Egito e Babilônia entre os meus veneradores. Na Filisteia ou em Tiro ou no país da Etiópia, este ou aquele ali nasceu. De Sião, porém, se diz: “Nasceu nela todo homem; Deus é sua segurança”.

– Deus anota no seu livro, onde inscreve os povos todos: “Foi ali que estes nasceram”. E por isso todos juntos a cantar se alegrarão; e, dançando, exclamarão: “Estão em ti as nossas fontes!”.

Evangelho

Evangelho (Lc 9,51-56) – Aleluia, Aleluia, Aleluia. – Veio o Filho do Homem, a fim de servir e dar sua vida em resgate por muitos. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. — Glória a vós, Senhor. 51 Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52 e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, para preparar hospedagem para Jesus. 53 Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54 Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” 55 Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 56 E partiram para outro povoado. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

Reflexão

Na firme decisão de ir a Jerusalém, Jesus nos mostra sua determinação em cumprir a vontade do Pai. Contudo, o caminho nem sempre é fácil. Rejeitado pelos samaritanos, Jesus e seus discípulos enfrentam a oposição. A reação dos apóstolos Tiago e João é impulsiva: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?”

Aqui, Jesus nos ensina uma lição fundamental. Ele não endossa a vingança, a impaciência ou o uso da força, mesmo diante da incompreensão. Ao repreender seus discípulos, Ele revela a essência de Seu Reino: um Reino de amor, misericórdia e perdão, não de destruição. Sua missão é salvar, não condenar; unir, não dividir. Ele simplesmente segue adiante.

Quantas vezes, em nosso dia a dia, somos tentados a reagir com raiva, julgamento ou desejo de retribuição quando nos sentimos rejeitados, ofendidos ou incompreendidos? O convite de Jesus é claro: escolhamos a paciência, a compreensão e a capacidade de seguir em frente com paz no coração. Que a graça de Deus nos capacite a responder com amor, mesmo quando o mundo nos oferece aversão.

Que o Espírito Santo nos inspire a ser reflexos da misericórdia de Cristo.

Fonte: CNBB / Canção Nova

Compartilhe nas redes sociais​

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recentes

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso portal.

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir: