Liturgia Diária – 13/09/2025
Liturgia Diária – 13/09/2025

Liturgia Diária – 13/09/2025: Construa Sua Vida na Rocha de Cristo

Primeira Leitura

Primeira Leitura (1Tm 1,15-17) Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo. Caríssimo, 15 segura e digna de ser acolhida por todos é esta palavra: Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores. E eu sou o primeiro deles! 16 Por isso encontrei misericórdia, para que em mim, como primeiro, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza de seu coração; ele fez de mim um modelo de todos os que crerem nele para alcançar a vida eterna. 17 Ao Rei dos séculos, ao único Deus, imortal e invisível, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém! – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Salmo Responsorial

Responsório Sl 112(113),1-2.3-4.5a e 6-7 (R. 2)

Liturgia Diária – 13/09/2025

– Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre! – Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre!

– Louvai, louvai, ó servos do Senhor, louvai, louvai o nome do Senhor! Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade! 

– Do nascer do sol até o seu ocaso, louvado seja o nome do Senhor! O Senhor está acima das nações, sua glória vai além dos altos céus.

– Quem pode comparar-se ao nosso Deus, que se inclina para olhar o céu e a terra? Levanta da poeira o indigente e do lixo ele retira o pobrezinho.   

Evangelho

Evangelho (Lc 6,43-49) – Aleluia, Aleluia, Aleluia. – Quem me ama, realmente, guardará minha palavra e meu Pai o amará e a ele nós viremos. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. — Glória a vós, Senhor Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43 “Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. 44 Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos. Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de plantas espinhosas. 45 O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio. 46 Por que me chamais: ‘Senhor! Senhor!’, mas não fazeis o que eu digo? 47 Vou mostrar-vos com quem se parece todo aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as põe em prática. 48 É semelhante a um homem que construiu uma casa: cavou fundo e colocou o alicerce sobre a rocha. Veio a enchente, a torrente deu contra a casa, mas não conseguiu derrubá-la, porque estava bem construída. 49 Aquele, porém, que ouve e não põe em prática, é semelhante a um homem que construiu uma casa no chão, sem alicerce. A torrente deu contra a casa, e ela imediatamente desabou; e foi grande a ruína dessa casa”. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

Reflexão

O Evangelho de hoje nos presenteia com imagens poderosas para refletirmos sobre a autenticidade da nossa fé. Jesus nos ensina que, assim como uma árvore é reconhecida pelos seus frutos, nossa vida é revelada pelas nossas ações. Não adianta apenas chamar Jesus de “Senhor, Senhor” se nossas atitudes não correspondem à Sua palavra. O que está em nosso coração, bom ou mau, transborda em nossas palavras e escolhas.

Mas a mensagem central é um convite a edificar nossa vida sobre um alicerce sólido. Jesus nos compara a construtores. Aqueles que O ouvem *e põem em prática* Suas palavras são como o homem que cava fundo e constrói sua casa sobre a rocha. Quando as tempestades da vida chegam – as dificuldades, as provações, as dúvidas – essa casa permanece firme. Por outro lado, quem ouve e não pratica é como quem constrói na areia, sem alicerce: a ruína é certa.

Amados irmãos e irmãs, não basta apenas escutar o Evangelho; precisamos vivenciá-lo. Que tal hoje escolher uma das palavras de Jesus que mais tocou seu coração e se esforçar para aplicá-la em uma situação concreta? Seja a paciência com um familiar, a generosidade com um colega, ou o perdão a quem te ofendeu.

Permita que a Palavra de Deus seja o alicerce firme de sua existência, transformando seu coração e suas ações. Assim, sua fé será inabalável e sua vida, um farol de esperança.

Fonte: CNBB / Canção Nova

Compartilhe nas redes sociais​

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recentes

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso portal.

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir:

Escolha onde prefere ouvir: