Primeira Leitura
Primeira Leitura (2Cor 10,17-11,2) Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios Irmãos, 17 quem se gloria, glorie-se no Senhor. 18 Pois é aprovado só aquele que o Senhor recomenda e não aquele que se recomenda a si mesmo. 11,1 Oxalá pudésseis suportar um pouco de insensatez, da minha parte. Na verdade, vós me suportais. 2 Sinto por vós um amor ciumento semelhante ao amor que Deus vos tem. Fui eu que vos desposei a um único esposo, apresentando-vos a Cristo como virgem pura. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.
Salmo Responsorial
Responsório Sl 148,1-2.11-13a.13c-14 (R. cf. 12a.13a)
– Aleluia, Aleluia, Aleluia. – Aleluia, Aleluia, Aleluia.
– Louvai o Senhor Deus nos altos céus, louvai-o no excelso firmamento! Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, louvai-o, legiões celestiais!.
– Reis da terra, povos todos, bendizei-o, e vós, príncipes e todos os juízes; e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, anciãos e criancinhas, bendizei-o! Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos.
– A majestade e esplendor de sua glória ultrapassam em grandeza o céu e a terra. Ele exaltou seu povo eleito em poderio ele é o motivo de louvor para os seus Santos. É um hino para os filhos de Israel, este povo que ele ama e lhe pertence.
Evangelho
Evangelho (Mt 13,44-46) – Aleluia, Aleluia, Aleluia. – Ficai em meu amor, assim fala o Senhor; quem em mim permanece e no qual permaneço, esse dá muito fruto! Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. – Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44 “O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45 O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46 Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Jesus nos presenteia hoje com duas parábolas que nos revelam o incomensurável valor do Reino dos Céus. Seja como um tesouro escondido num campo ou uma pérola de grande valor, o Reino de Deus é algo tão precioso que, ao ser descoberto, a alegria nos impulsiona a vender tudo o que temos para adquiri-lo.
Mas o que significa ‘vender todos os bens’? Não se trata apenas de dinheiro, mas de tudo aquilo que ocupa o primeiro lugar em nosso coração e nos impede de viver plenamente a fé. Pode ser um apego exagerado a bens materiais, a busca incessante por poder, o orgulho que nos cega, ou até mesmo um medo que nos paralisa. O Reino dos Céus – a presença de Deus em nós, a vida com Ele, a verdadeira alegria – é incomparavelmente mais valioso do que qualquer outra coisa que o mundo possa oferecer.
Este Evangelho nos convida a reavaliar nossas prioridades. O que estamos dispostos a deixar para trás, a ‘vender’ em nossa vida, para que Jesus seja o nosso maior tesouro? Acolher o Reino é fazer uma escolha radical pela felicidade que só Deus pode dar. Busquemos com paixão essa pérola preciosa, desapegando-nos do que é efêmero para abraçar o que é eterno.
Que a alegria de ter Cristo em nosso coração nos inspire a entregar tudo a Ele, pois Nele encontramos a vida que realmente vale a pena.
Fonte: CNBB / Canção Nova